Todos os reprodutores e matrizes do Canil Sadonana são radiografados objetivando a detecção de alterações de quadris (posicionamento convencional e por distração), cotovelos e coluna (para verificação da existência de vértebras de transição e desenvolvimento de estenoses, espondiloses e cauda equina). Realizamos essas radiografias aos 07, 12 e 36 meses e, novamente aos 7 anos de idade, com a finalidade de acompanhar a saúde articular dos cães após a influência da idade e da carga de treinamento.
Outro parâmetro para direcionamento de nossos acasalamentos é o HDZ ou ZW*; procuramos utilizar não só cães com os melhores resultados de laudos radiográficos, como, também, com os menores ZW´s possíveis.
*ZW é um índice de transmissibilidade de displasia coxofemoral. O ideal é que utilizemos preferencialmente reprodutores com ZW menor ou igual a 100, e, quanto mais baixo, menor a chance de transmissão de displasia. ZW´s abaixo de 70 são raros e considerados extremamente baixos. É um índice dinâmico, que altera, flutua, de acordo com os resultados de radiografias dos parentes do cão (filhos, irmãos, tios etc), que vão sendo atualizados no banco de dados de mais de 400.000 cães no Clube Alemão do Cão Pastor Alemão, na Alemanha, e publicados a cada 3 meses.
Todo o nosso plantel é genotipado para DM (Mielopatia Degenerativa). A Mielopatia Degenerativa é uma doença neurológica degenerativa que afeta a medula espinhal, da porção mais caudal, progressivamente a cranial; ela causa a perda da coordenação motora e tônus muscular, mais comumente a partir dos 6 anos de idade e, leva o cão a incapacitação motora progressiva.
Trata-se de uma doença é determinada por um gene autossômico recessivo, descoberto nos últimos anos. Enviamos DNA de nossos cães para um laboratório nos EUA para verificação do genótipo e detecção do gene. Nossos acasalamentos são 100% direcionados de tal forma que produzam cães sempre livres da possibilidade de desenvolverem a doença.
Dentro de nossa visão sobre a necessidade da sustentação científica para a melhoria da saúde e do bem-estar, cooperamos com um grande número de experimentos e trabalhos científicos, no Brasil e no exterior, tanto na ortopedia, radiologia, clínica, comportamento e reprodução.
Em 2019, um artigo de nossa coautoria com o Professor Dr. Guilherme Ribeiro Valle e outros pesquisadores, com dados coletados em nosso canil, foi publicado em uma revista internacional:
Saiba mais sobre Saúde e Comportamento